-
Névoa na Sala (romance, 2024)
Um homem acaba acidentalmente nas trincheiras de uma guerra, no norte do país. Um morto fá-lo regressar. O pai espera-o à porta. Os fantasmas da guerra perseguem-no, no seu íntimo. Passa, por isso, parte da sua vida num hospital especializado em traumas e depressão, onde se apaixona por uma mulher… Ler mais.
-
A Borboleta Xica na Aldeia de Todas as Espécies (infantil, 2024)
"A Borboleta Xica na Aldeia de Todas as Espécies" é uma história infantil poderosa, construída para estimular a imaginação das crianças, influenciá-las a ter gosto pela leitura, mas acima de tudo é um livro que mostra a força da união, da solidariedade e da amizade para a resolução de problemas colectivos.
-
Como sombras e cavalos a levitar (romance, 2023)
Saí dali como se me escapasse do cérebro uma substância tóxica. Gases num combate contra os pulmões. Minha cabeça era um barco, cheio de carvão. Um barco a vogar no meio das ondas. Continuar a ler.
-
Atravessar a pele (entrevistas, 2023)
Estas entrevistas são o cordão umbilical da OitentaNoventa, um projecto que promove o acesso ao pensamento do nosso tempo através da literatura, dos livros e dos seus actores, a partir um diálogo intergeracional, franco e altruísta. Saber mais
-
Objecto Oblíquo (prosa/poesia, 2022)
Um exercício de inquisição, de procura e invocação, de quem se agarra à gota para conhecer a permeabilidade do tempo. Mélio Tinga e David Bene percorrem dois caminhos que convergem e divergem simultaneamente – a prosa e a poesia – para transcender. Ler o livro
-
Marizza (romance, 2021)
Desci a cidade a descer para dentro do corpo. Movia as mãos sem rigor. Arrastava os pés, dobrava o joelho com languidez. Os olhos toldados de um cinzento escuro miravam dispersos para o horizonte vazio. As duas barras batiam-se no bolso, como dois bebés rivais em guerras incessantes. Ler mais.
-
a engenharia da morte (contos, 2020)
O corpo de uma menina está imerso numa poça de sangue. Morta depois de ver o irmão nu sobre a madrasta, na cama. O velho empregado de um funcionário da ONU mata um cão, que «falava irlandês», por razões aparentemente incompreensíveis. Ler mais
-
O Voo dos Fantasmas (contos, 2018)
Três assassinos invadem a casa de uma jornalista, íntima de um escritor medíocre, para matá-la. Uma família que vive em uma casa antiga, próxima a uma catedral, permanentemente assombrada. Dois amigos viajam para terminar um documentário que lhes valeria muito dinheiro, os gatos tiram a vida de seu proprietário e perseguem teimosamente o outro. Ler mais
Edições no estrangeiro
-
Arder no Gelo (A Morte do Artista, 2025)
«Arder no Gelo» de Mélio Tinga é uma incursão, ou expedição, a um mundo poético onde a prosa se esgueira, libertada, por entre o espaço geográfico infinitamente confinado e o diálogo aberto, quase monólogo atento ao outro que, por hipótese, o ouvirá. Ou lerá.
-
Como sombras e cavalos a levitar (romance, Editora Exclamação, 2023 - Portugal)
Saí dali como se me escapasse do cérebro uma substância tóxica. Gases num combate contra os pulmões. Minha cabeça era um barco, cheio de carvão. Um barco a vogar no meio das ondas. Adquirir.
-
a engenharia da morte (contos, Editora Húmus, 2021 - Portugal)
O corpo de uma menina está imerso numa poça de sangue. Morta depois de ver o irmão nu sobre a madrasta, na cama. O velho empregado de um funcionário da ONU mata um cão, que «falava irlandês», por razões aparentemente incompreensíveis. Adquirir.
-
a engenharia da morte (contos, Editora Caos e Letras, 2021 - Brasil)
O corpo de uma menina está imerso numa poça de sangue. Morta depois de ver o irmão nu sobre a madrasta, na cama. O velho empregado de um funcionário da ONU mata um cão, que «falava irlandês», por razões aparentemente incompreensíveis. Adquirir.